Acidente grave em São José dos Pinhais

Momento em que Eduardo Johnscher entra na brita. A zebra, adiante, será responsável por fazer o kart decolar.

Momento em que Eduardo Johnscher entra na brita. A zebra, adiante, será responsável por fazer o kart decolar.

Um acidente de graves proporções – e que por pouco não terminou de forma trágica – marcou a 11ª etapa da Copa RNK, na tarde de ontem no Kartódromo de São José dos Pinhais.

Logo na primeira volta, ao tentar uma ultrapassagem arriscada por fora no final da reta – que na verdade é uma longa curva lembrando muito o antigo circuito de Ímola –, Eduardo Johnscher perdeu o controle do seu kart, que capotou espetacularmente arremessando o piloto contra a barreira de pneus e o chão. Sem se dar conta da gravidade do acidente, Eduardo ainda levantou e tentou colocar o kart em movimento para voltar à pista, mas foi contido pelos fiscais que foram socorrê-lo. A bandeira vermelha foi imediatamente acionada, interrompendo a prova.

O acidente ocorreu no ponto de maior velocidade do circuito e a área de escape no local inexiste. Uma estreita faixa de brita separa a pista do muro, protegido por uma fileira de pneus. Foi o que amorteceu o impacto.

Imagem captada pela câmera on-board no próprio capacete mostra o piloto caído à beira da pista.

Imagem captada pela câmera on-board no próprio capacete mostra o piloto caído à beira da pista.

Os pilotos que vinham atrás e viram a batida contam que a cena foi assustadora. “A imagem de você caído é f… Você foi doido de voltar a correr”, disse Eduardo Bettega a Eduardo Johnscher, que acabou largando novamente em outro kart, já que o seu ficou bastante avariado.

A CORRIDA

Chico Johnscher conquistou o bicampeonato da Copa RNK.

Chico Johnscher conquistou o bicampeonato da Copa RNK.

Novamente os karts alinharam, respeitando as posições do grid original, com Chico Johnscher na pole. Na primeira largada, o líder do campeonato havia espalhado na saída do miolo, perdendo três posições. Na relargada, entretanto, Chico não vacilou e venceu de ponta a ponta, apenas controlando as investidas de Rafael Vianna e, depois, de Fabio Knabben, que chegou em 2º. Guilherme Szpigiel, Priscila Driessen e Phellip Carvalho completaram o pódio.

A vitória de Chico Johnscher consolida o piloto como especialista no circuito de SJP – contando com a prova do ano passado, foram três vitórias e um segundo lugar nessa pista – e lhe garante matematicamente o bicampeonato com uma rodada de antecedência, já que Eduardo Johnscher terminou num modesto 9º lugar e Marcelo Rosa abandonou.

A prova de encerramento, entretanto, marcada para 7 de dezembro no Raceland, ainda reserva emoções na disputa pelo vice-campeonato – Eduardo Johnscher e Marcelo Rosa estão empatados – e na do título por equipes: a Designers Racing tem apenas um ponto de vantagem sobre a Johnscher Racing.

Veja as imagens impressionantes do acidente pela câmera on-board do piloto Eduardo Johnscher: