Guilherme Szpigiel é o “Rei Gistro”

Guilherme Szpigiel recebe a medalha de vencedor, observado por Rafael Vianna (4º), Eduardo Johnscher (2º), Eduardo Bettega (3º) e Chico Johnscher (5º).

Guilherme Szpigiel recebe a medalha de vencedor, observado por Rafael Vianna (4º), Eduardo Johnscher (2º), Eduardo Bettega (3º) e Chico Johnscher (5º).

A ausência de pilotos importantes não tirou o brilho do 2º GP de Registro, disputado ontem e válido pela 3ª etapa da Copa RNK-2015, nem muito menos a vitória de Guilherme Szpigiel, que já havia vencido no ano passado no Kartódromo de Registro. Ao contrário de 2014, porém, a corrida foi marcada por poucas disputas e muitas quebras.

Marcelo Rosa e José Revorêdo tiveram de trocar de kart antes mesmo da formação do grid. Enquanto este teve a sorte de pegar um equipamento melhor e, mesmo sem marcar tempo e largar em último, terminar em 6º, aquele sofreu a corrida inteira com um kart ruim, chegando apenas em 10º.

Entre outros problemas, um pneu furado, vazamento de gasolina e roda solta foram ingredientes que modificaram o panorama da corrida.

Largando na primeira fila, Guilherme Szpigiel pulou na frente superando o pole Eduardo Johnscher. Os dois se revezaram na liderança nas duas primeiras voltas, até Johnscher se estabelecer em primeiro. Eduardo Bettega ameaçava os ponteiros, andando junto. A liderança de Du Johnscher, contudo durou pouco. Um pequeno erro, ao desgarrar na saída do último hair-pin do miolo, custou-lhe a vitória.

A partir daí, a disputa se concentrou entre os dois Eduardos pelo segundo lugar. Eduardo Bettega, com um kart visivelmente mais rápido nos trechos de alta, perdia na parte lenta do miolo, enquanto Szpigiel aproveitava para disparar na frente. Eduardo Johnscher foi hábil para sustentar a segunda posição, numa briga intensa que durou até o final da penúltima volta, quando a tocada agressiva de Bettega para tentar a vantagem cobrou seu preço: o estouro do pneu dianteiro direito. Mesmo assim, o piloto da R4F conseguiu levar seu kart até o fim, chegando em 3º.

O segundo pelotão começou puxado por Rick Bull, que passou Chico Johnscher na largada. Logo na segunda volta, porém, na entrada do miolo, a roda dianteira direita se soltou ao passar na zebra, alijando-o da disputa. Não fosse a habilidade do piloto ao escapar da pista, um acidente grave poderia ter ocorrido. A briga pelo quarto lugar ficou entre Chico, Luizinho Brambila e Rafael Vianna, com estes dois superando o piloto da Johnscher Racing e travando uma briga interessante até que, a umas quatro voltas do final, Brambila começou a enfrentar problemas de alimentação devido a um vazamento de gasolina. O piloto da equipe Zé Bedrilo foi perdendo posições, até abandonar definitivamente com pane seca.

Sem se acertar com o miolo do kartódromo de Registro, Chico Johnscher não conseguiu acompanhar Rafael Vianna e ainda viu José Revorêdo se aproximar perigosamente nas últimas voltas, satisfazendo-se com o 5º lugar e o pódio.

Três pilotos merecem destaque pelas boas corridas feitas, dentro de suas possibilidades: Rafael Vianna, que chegou em 4º, com uma guiada consistente, sem cometer erros; José Revorêdo, que, largando em último, subiu até a 6ª posição; e Marjorie Johnscher, em 9º, mas virando tempos cada vez mais próximos da turma da frente.

Outro destaque foi a participação dos pilotos Rick Bull e Maria Casavechia, da Speed Kart Series, campeonato nos mesmos moldes da Copa RNK, que também realizava uma etapa em Registro.

Daqui a três semanas, a RNK volta ao Raceland para a realização da quarta prova da temporada.