Com 28 meses de atraso, RNK lança álbum de figurinhas da Copa
06/06/2014
PINHAIS – Depois de mais de dois anos de entraves burocráticos e legais, finalmente o consórcio formado por Panini, Imprensa Nacional e BNDS poderá disponibilizar ao público o esperado álbum de figurinhas da Copa RNK. O custo estimado para sua produção é de cerca de R$ 70 milhões e o pacote com cinco figurinhas custará, nas bancas, 45 reais.
O CEO da RNK, Chico Johnscher, que idealizou o projeto, comemorou aquilo que considera o lançamento do ano. De acordo com ele, a demora foi providencial: “Não corremos o risco de produzir um álbum com pilotos que não foram convocados para a Copa”, alfinetou.
Ainda segundo o dirigente, o atraso poderia ter sido maior. Afinal, foi necessário preencher 2.077 guias, 4.722 requerimentos e 543 romaneios; obter 4.722 autorizações, 61 alvarás, 484 certidões, 2.019 registros com firma reconhecida em cartório e 7.654 fotocópias autenticadas; executar uma quantidade indeterminada de subornos não contabilizados, incluindo o auxiliar do estagiário da sessão do cafezinho da repartição. Toda essa enxurrada de documentos consumiu 18 toneladas de papel, 150 litros de tinta para carimbo, 175 caixinhas de aspirinas e mais de vinte mil cafezinhos.
Superadas todas essas pendengas, o consórcio ainda se viu às turras com a ONG Procure Saber, que obteve uma liminar da Justiça opondo-se à publicação dos cromos por considerá-los “biografia não autorizada”.