Com cerca de 90 pilotos divididos em 22 equipes, a 2ª etapa do Paranaense de Endurance Rental, disputada no último sábado (23) no Raceland, foi uma das mais fortes da modalidade desde que é disputada no Paraná. O enduro de kart – com cinco horas de duração – estreou no ano passado, em três etapas.
Entre os “errenekazeiros”, presentes desde a primeira prova realizada em 2013, mais uma vez duas equipes foram inscritas: a RNK – antiga Johnscher Racing – e a Top 5. Ambas alcançaram seus melhores resultados, 12º e 17º respectivamente.
Para a Equipe RNK, o 12º lugar acabou sendo um prêmio. Depois de cair para a última posição na largada com Rodolpho Bettega e de uma atuação aquém da expectativa de Chico Johnscher, o time frequentou a parte de baixo da classificação durante a maior parte da prova. Para atrapalhar ainda mais o desempenho da trinca – composta ainda por Eduardo Johnscher –, Bettega sofreu uma quebra do kart em seu segundo stint – cada piloto cumpriu duas pernas de aproximadamente 50 minutos. Após a última parada para troca de kart e pilotos, Eduardo voltou para a pista em 19º lugar e deu início a uma fulminante reação, andando um bom tempo junto dos líderes – ainda que muitas voltas atrás. A tocada do piloto alçou a equipe ao 12º posto.
A Top 5, mesmo com o resultado discreto, demonstrou evolução em relação à etapa anterior. Teve sua participação comprometida logo no início, após a rodada de Negão, caindo para o último lugar, e ainda teve de amargar uma parada extra por conta de uma penalização aplicada devido a uma rodada na entrada do box. Depois de uma corrida inteira entre os últimos, Andrey Lima foi mais consistente que os companheiros Carlos Feijão, Menyr Zaitter e Mauricio Gaudêncio e, no último stint, recuperou algumas posições, concluindo em 17º.
A vitória, novamente, ficou nas mãos da Engelmann 77. O time de Joinville, que participou com 4 equipes, obteve também o segundo lugar e é o franco favorito ao título.
Para Alexandre Lagana, idealizador do evento, esta etapa foi melhor que a anterior e a expectativa é de que a última rodada, prevista para o dia 13 de setembro, seja ainda melhor. “Parabéns aos competidores que se fizeram presente, aos familiares que sempre estão ajudando no suporte às equipes, aos colaboradores, aos parceiros Força Livre Motorsport, Motul, Hotéis Slaviero, Militec, Kart Motor, KGV, Raceland, Midway e a Federação Paranaense de Automobilismo, que está sempre junto supervisionando e, principalmente, apoiando nosso evento”, agradeceu Lagana.