Para entender regulamento, pilotos frequentam curso de interpretação de texto

Pinhais Herald

Para entender regulamento, pilotos frequentam curso de interpretação de texto

08/01/2015

Priscila Driessen e Carlos Feijão adoraram a professorinha Helena.

Priscila Driessen e Carlos Feijão adoraram a professorinha Helena.

MEC – Os pilotos da RNK foram obrigados a interromper suas férias, convocados às pressas para participar de um programa de capacitação em interpretação de textos.

A exigência ocorreu depois que os organizadores se depararam com a dificuldade dos participantes em entender as cláusulas do regulamento da competição e coincidiu com a divulgação do Inaf – Indicador do Alfabetismo Funcional –, segundo o qual 65% dos brasileiros não conseguem compreender textos de média complexidade nem desenvolver operações matemáticas que envolvam mais de uma etapa.

Após a conclusão do curso, ministrado pelos professores Raimundo, Tibúrcio e Girafales na Correta Redações, os pilotos entenderam que o campeão será aquele que mais pontos somar ao final do campeonato e que para ganhar uma corrida é preciso chegar em primeiro lugar.

Depois de diversas leituras, releituras, explicações e reexplicações, também ficou claro para todos que as equipes “deverão ser formadas por um mínimo de 2 e um máximo de 4 pilotos”, ou seja, não há equipe de um piloto só.

Ninguém conseguiu entender, nem os professores, o significado de frase “Para efeito do descarte a que se refere o caput deste artigo”. “Caput?”, questionou Rodolpho Bettega. “Mas kart nem tem tampa no motor!”, reclamou. “Deve ser erro de digitação”, alegou Priscila Driessen. “É capuz, acho que se refere àquele artigo do vestuário que fornecem pra correr na chuva”, explicou a pilota com sabedoria. “Tá escrito em alemão, quer dizer que dá pra descartar o kart quando estiver ‘alles kaput’, tudo estragado”, traduziu Chico Johnscher.

A cúpula da RNK prepara, agora, um novo módulo letivo para orientar alguns pilotos a utilizar o Facebook para efetuar a inscrição, bem como explicar que WhatsApp não é Facebook.