A Organização da Copa RNK oficializou neste final de semana o calendário da temporada 2022, a 11ª edição da Copa, confirmando todas as datas previamente divulgadas na programação original. A única pendência era a Superfinal, marcada para 5 de novembro em São Paulo, agora agendada em definitivo no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, região metropolitana da capital paulista. Será a novidade do circuito da RNK em 2022.
Além da inédita etapa na Aldeia da Serra, outra novidade é o retorno do Kartódromo Beto Carrero ao calendário da RNK, no lugar de Interlagos. Da mesma forma como no ano passado, o Kart Park – histórico Kartódromo de São José dos Pinhais – abrirá o campeonato e encerrará o 2º Turno.
O campeonato terá início no dia 12 de março, no Kart Park, seguindo para Ingleses (Florianópolis-SC), em 7 de maio, encerrando-se o 1º Turno no Beto Carrero, em 4 de junho. O 2º Turno iniciará dia 30 de julho, em Joinville, prosseguindo em Ascurra, em 27 de agosto, e finalizando novamente no Kart Park em 8 de outubro.
O formato da Copa permanece inalterado, com três rodadas duplas em cada uma das fases semestrais classificatórias e uma rodada dupla com pontuação dobrada e bonificações relativas às fases classificatórias decidindo o título anual.
Faltando ainda mais de um mês para o início da temporada, cerca de 50 pilotos já efetuaram a inscrição antecipada com desconto promocional. Fábio Mathoso , atual bicampeão, Andrey Lima, Jackson Gonçalves, Everton Tonel, Bruno Tarachuka, Eduardo Johnscher, Marcelo Tirisco, Tido Olmedo e Fabio Junior Costa são os Top 10 de 2021 que já confirmaram inscrição – destes, apenas Pablo Margeon não se inscreveu.
Depois de um ano de ausência devido à maternidade, Claudinha Cardozo está de volta e com muita disposição para brigar pelo título. Dentre as novidades, estarão três pilotos especialistas em provas de endurance: Claudio Ferreira, piloto da AlfaMLK que já participou da RNK em 2018, Gabriel Meister, piloto da Alligator’s Arm, e Tadeu Feraso, piloto da Maverick Kart Amador SP, atual vice-campeã das 24 Horas Rental Kart.
Feraso e Meister vão compor a nova equipe Los 3 Karteiros, que terá também Marcelo Tirisco, este de saída da AlfaMLK, cujo manager Nito Ramirez anunciou o afastamento temporário das pistas. Três times anunciaram a ampliação de uma para duas equipes: a Bagrinho’S, de Matinhos, além de Amauri Maurutto, Alex Junior Mota e Mayckon Eckstein, contará também com Murilo Pereira; a Covil Bier Racing, além de Eugênio, Emygdio Westpahalen e Thiago Vasconcellos, terá o retorno de Kleber Borges e contratou Marcos Martins, ex-RBR; e a Improváveis, absorvida pela nova Azulracing, que será formada por Anderson Pereira, Anderson Sgorlon, Eduardo Hauffe, Guto Hass, Riti Garbelini e Bruno Ortiz.
Dentre as demais equipes que competiram ano passado, somente a Johnscher Racing confirmou sua participação. Até o momento do fechamento desta edição, ainda não se registraram RBR, Box45, Tartarugator’s, Thunder Racing, Équipe Racine, Black Bull nem Koha Racing.
A RNK anunciou também um novo parceiro que terá sua marca inserida nos totens de premiação e adesivos de borrachão. Trata-se da Azulprime, correspondente bancário do Paraná Banco para empréstimo consignado a aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
A Azulprime se junta aos já tradicionais patrocinadores: Acrílico Shalon, especializada na produção de materiais em acrílico, medalhas e troféus, Correta Redações, que atua com revisão de textos e preparação para vestibulares e concursos, e Candy Shop, uma das agências de propaganda mais premiadas do Brasil.
Estão avançadas também as negociações com o Canal RafaBin para renovar a parceria com a Copa RNK, que já dura dois anos.
No próximo dia 19 de fevereiro, a RNK realizará festa de premiação de 2021, com um churrasco de confraternização no Kart Park. Será realizado também o 2º Festival RNK Rental Kart Park, espécie de pré-temporada não só para os pilotos inscritos na Copa RNK, mas também para convidados.