Copa RNK 2024 encerra com tricampeão inédito!

Em Superfinal marcada por atitudes antidesportivas e desclassificações, Cazu conquista tricampeonato inédito.

Ainda nas primeiras voltas, um dos poucos momentos de sossego para Medeiros e Cazu na 1ª bateria.
26/11/ 2024 – da Redação, com fotos de Igor PRS

Poderia ter sido o mais que merecido tricampeonato – inédito na RNK – de Cazu Júnior depois de já ter vencido os dois turnos. Poderiam ter sido as acaloradas disputas pela ponta e pelo pódio que ocorreram nas duas baterias. Poderiam ter sido as animadas conversas após o encerramento de mais um campeonato, como nas memoráveis temporadas anteriores… Mas, infelizmente, a imagem que vai ficar marcada após a Superfinal do dia 16 de novembro, no Kartódromo Beto Carrero é a do anticlímax, provocado pela conduta do piloto Fábio Mathoso em pista.

Com 22 pontos de bônus obtidos nas duas primeiras fases e poucas chances reais de alcançar o título, Mathoso foi a Penha determinado a dificultar a vida de Cazu e Guilherme Medeiros em prol dos companheiros da equipe Covil – Diego Bettega e Emygdio Westphalen. Respectivamente com 50 e 44 pontos de bonificação, os dois pilotos da Tartarugators eram os dois principais postulantes ao campeonato, enquanto Bettega e Emygdio, com 36 e 35, os que mais reuniam chances matemáticas de reverter a lógica.

Medeiros, porém, marcou a pole, tendo ao seu lado na primeira fila justamente Cazu; na segunda fila, Emygdio e Bettega; e na 3ª, Mathoso, ladeado por mais um piloto da Tartarugators, Antonio Honesko. Cazu largou mal e caiu para a 6ª posição, enquanto Medeiros abriu confirmou a dianteira. Logo na primeira passagem pela Fazendinha, contudo, Ozias Júnior sofreu um toque de Everton Tonel e foi para a grama. Sem controle, seu kart voltou de ré para a pista e foi atingido violentamente por António Keps e ambos terminaram na barreira de pneus. Inadvertidamente, Keps se apoderou da bandeira vermelha do posto de fiscalização do local e passou a apresentá-la aos pilotos, interrompendo a prova. Pela conduta, Keps acabaria excluído da prova.

Dada a relargada, desta vez em fila indiana, Medeiros novamente manteve a ponta, com Cazu em 2º. Mathoso superou Bettega e passou a empurrar Emygdio até alcançarem os ponteiros, enquanto a maior disputa se concentrava entre meia dúzia de pilotos pela 5ª posição. Na 5ª volta, na tentativa de auxiliar o companheiro, Cazu acabou jogando Medeiros para fora da pista e, na intenção de devolver a posição, acabou espalhando também o Emygdio, fazendo Medeiros sair novamente da pista. Mathoso e Emygdio se aproveitaram para ultrapassar ambos e, a partir daí, começou o show de horrores. Mathoso abriu passagem para Emygdio e passou a segurar Cazu e Medeiros, chegando a fazer este rodar deliberadamente na Firewhip. Depois de ter a porta fechada diversas vezes, Cazu conseguiu ultrapassar Mathoso, mas Fábio Packer, que abrira caminho no segundo pelotão, também chegava na briga pelo segundo lugar. Nesse momento, Mathoso começou a auxiliar Packer para que este avançasse assumindo o segundo posto, e passou a segurar Cazu, até que todo o pelotão os alcançasse.

Enquanto Emygdio e Packer se isolavam em 1º e 2º, uma disputa intensa se formou pelo 3º lugar, com Medeiros à frente em impressionante recuperação. Ainda no intuito de fazer Cazu perder pontos, Mathoso acabou provocando mais uma sucessão de rodadas na penúltima volta.

Emygdio cruzou em primeiro, mas, com uma punição recebida no lance envolvendo Medeiros, acabou caindo para 2º e a vitória foi para Packer. A punição seria revertida posteriormente, após recurso do piloto. Medeiros terminou em 3º, e Eduardo Johnscher, que vinha em 4º, acabou rodando na última volta. O pódio foi completado por Felipe Mathias e Ozias Jr. O maior prejuízo ficou na conta do Cazu, que ao terminar apenas na 8ª colocação, era superado por Medeiros na soma dos pontos pelo campeonato.

Pelo conjunto da obra, Fábio Mathoso foi excluído do evento e, com o grid invertido para a 2ª bateria, António Keps largou na primeira fila ao lado de Marcos Martins, mas quem se deu melhor na bandeirada foi Diego Bettega. Partindo da 2ª fila, ele assumiu a dianteira já no início, mas pôs tudo a perder ao errar o caminho e quase seguir pelo lado oposto do traçado. Eugênio Westphalen assumiu a ponta, mas não demorou para que Cazu e Honesko, vindo do meio do grid, abrissem caminho e uma grande vantagem na frente. Chico Johnscher assumiu a 3ª posição, que manteve quase até o final, quando se iniciou uma intensa troca de posições nesse segundo pelotão. No final, Cazu cedeu a liderança para Honesko, enquanto as demais posições só se definiram na bandeirada. Felipe Mathias, Diego Bettega, Chico Johnscher, e Ozias Jr. e Fábio Packer, nessa ordem, chegaram separados por pouco mais de um décimo de segundo.

Campeonato

Somados os pontos da rodada dupla aos bônus conquistados nos dois turnos, Cazu sagrou-se tricampeão com 124 pontos, 4 a mais do que o vice, Honesko. Medeiros ficou em 3º lugar, com 116 pontos, Felipe Mathias em 4º, com 110, e Emygdio em 5º, com 101 pontos. Completaram o top 10 do campeonato Diego Bettega (86), Anderson Sgorlon (81), Fábio Packer (78), Chico Johnscher (77) e Ozias Jr. (75).

Quanto às premiações especiais, Fábio Packer foi o Estreante do Ano.  O prêmio Maneco Combacau, para o piloto que mais avança em relação à sua posição de largada ao longo de todas as etapas, ainda não havia sido computado até o fechamento desta matéria. O Troféu Super100 – para pilotos com mais de 100 kg – e o título de Mulher do Ano não serão concedidos, conforme prevê o regulamento, por número insuficiente de participantes.


Última volta

As cenas lamentáveis registradas durante a Superfinal não condizem com o espírito que sempre norteou a Copa RNK. Após a prova, os organizadores vieram a público se manifestar e um pronunciamento oficial é esperado para anunciar as medidas que serão tomadas.

As imagens da transmissão da prova pelo canal Kart TV – com custos cobertos por Azulprime, Super Visão, Candy Shop e Correta Redações – foram cruciais para a análise e julgamento dos três recursos encaminhados à Direção de Prova.

Considerada exagerada por alguns pilotos, a “chamada” do diretor de prova, Juan Serna, no intervalo entre as baterias foi necessária para restabelecer a ordem e criar condições à continuidade do evento.   

Após duas temporadas de sua implantação, alguns pilotos ainda não aprenderam a se comportar durante a largada em movimento, desrespeitando o alinhamento nas canaletas, abrindo lacunas no pelotão e fazendo ziguezagues inócuos para aquecer pneus.

O regulamento e o calendário da 14ª Copa RNK, assim como a premiação final e a do 2º turno, deverão ser anunciados nos próximos dias.