Agora é oficial. Um adendo ao Regulamento Geral da Copa RNK, publicado no último dia 20, estabelece critérios para as trocas de kart antes da largada das provas realizadas no Kartódromo Raceland.
De acordo com a nova regulamentação, a troca de kart antes da largada só fica isenta de punição se efetuada antes de o piloto sair dos boxes. O piloto que retornar ao pit-lane após a volta de apresentação que antecede o alinhamento no grid perderá sua posição e deverá largar dos boxes após a partida de todos os competidores. Caso haja descumprimento da regra, o piloto será punido com a perda de metade dos pontos que receberia na etapa.
De acordo com os organizadores, a medida foi tomada para limitar o número de voltas dadas antes da largada, uma vez que, não existindo qualify no Raceland, o piloto que efetua troca de kart antes da largada acaba sendo beneficiado com uma volta extra para se adaptar ao veículo e à pista.
Às vésperas do GP Ayrton Senna, 18 pilotos já confirmaram a participação na 4ª etapa da temporada 2014, que promete muitas disputas no próximo sábado.
A Organização alerta ainda os responsáveis pelas equipes para que não deixem de informar oficialmente, no mural do evento, as eventuais alterações nos seus times. A simples ausência de um piloto não o exclui automaticamente da equipe, valendo sempre, conforme Art. 23, a composição referente à etapa anterior.
“Uma equipe composta por 3 pilotos, divide a soma dos pontos conquistados por 3. Se, numa determinada prova, um de seus pilotos não correr, e a equipe não substituí-lo nem excluí-lo, a soma dos pontos conquistados pelos seus dois integrantes será dividida por 3 do mesmo modo”, esclarece Chico Johnscher. Resumindo: SEMPRE que houver alguma alteração na equipe, está será responsável por comunicar o fato, uma vez que a inscrição dos pilotos é independente da inscrição das equipes.