Dois dos maiores eventos do automobilismo marcarão o calendário do esporte motor no final de semana de 11 de junho: o Rali da Sardenha e o GP Sébastien Ogier de Rental Kart. O primeiro, válido pela 6ª etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rali; o segundo, 6ª etapa do Troféu Candy Shop, primeira fase da V Copa RNK.
O Rali da Sardenha integra o mundial de rali desde 2004, quando substituiu o tradicional Rali de San Remo como etapa italiana do campeonato. As últimas três edições da prova foram vencidas pelo francês Sébastien Ogier, pilotando um VW Polo R WRC. E foi justamente a performance de Ogier, atual tricampeão mundial de rali (2013, 14, 15) e líder da temporada atual, que inspirou o nome da prova que encerra o 1º turno da RNK 2016.
Apesar de o título de campeão já estar decidido em favor de Luiz Brambila, muita coisa ainda estará em jogo nesta etapa. O resultado definirá mais quatro vagas para a Superfinal em dezembro, e os mais bem classificados levarão bônus maiores na pontuação que definirá o campeão da RNK 2016. Mesmo para aqueles que não têm mais chance no 1º turno, é importante conquistar o maior número de pontos nesta primeira fase para tentar garantir um lugar pelo ranking na final. O campeonato entre equipes também está em aberto, e as favoritas são a Johnscher Racing e a RBR, separadas por apenas um ponto.
O GP Sébastien Ogier começara às 16 horas do dia 11 de junho, no Kartódromo de São José dos Pinhais, e deverá contar com cerca de 30 pilotos.