Não será o Kartódromo Internacional Raceland, um dos mais bem estruturados do país. Nem o tradicional e pioneiro Kartódromo de São José dos Pinhais, tampouco os promissores kartódromos do interior do Paraná como Londrina ou Cascavel, que abrigou há poucos dias a Copa Brasil de Kart.
O maior evento de rental kart do estado, que será disputado neste fim de semana, não terá como palco um kartódromo “de verdade”, mas a acanhada pista do 34 Kart Indoor, em Matinhos. Graças à ousadia e empreendedorismo da família Morselli – o simpático e abnegado casal Silvio e Martha, o filho Silvinho e a nora Fabi, que respiram e transpiram gasolina, graxa e borracha–, o balneário do litoral paranaense sediará o 1º Enduro de Kart 10 Horas de Matinhos. Jamais uma prova de rental kart tão longa foi realizada na terra dos pinheirais.
Para quem não conhece, o 34 tem, apesar de localizado em espaço aberto, todas as características de uma pista de kart indoor: estreita, cheia de curvas, inteiramente margeada por pneus e com poucos pontos de ultrapassagem. Mas, ao contrário de outras pistas dessa natureza, permite desenvolver velocidades bem mais altas. Dispõe, ainda, de algo que poucos kartódromos, pelo menos no Paraná, oferecem: placar eletrônico e karts equalizados.
Para as 10 Horas, os organizadores limitaram em 8 o número de equipes inscritas, uma forma de garantir a “sobrevivência” dos cerca de 20 karts disponíveis durante a longa jornada. Cada equipe, que deverá ter entre 2 e 6 integrantes, será obrigada a efetuar no mínimo 12 paradas para troca de kart e piloto, as chamadas “voltas lentas” obrigatórias de 5 minutos. A estratégia e o controle rigoroso dos pit stops, portanto, será fundamental para o sucesso na competição.
O RNK Endurance Team será representado por duas equipes, contando com sete pilotos: Carlos Feijão, Luizinho Brambila, Bruno Rocha, Menyr Zaitter, Marjorie, Chico e Eduardo Johnscher. Para Chico Johnscher, apesar da grande experiência da RNK em provas de endurance, a vitória nas 10 Horas é um sonho improvável. “Nossos adversários, sem exceção, são especialistas em Matinhos, são capazes de correr ali de olhos vendados”, explicou. “Muito difícil superar pilotos como o Laude, o Nito Ramirez, o pessoal da Habimar. O Jakteria então, das últimas dez provas que correu lá, ganhou quinze”, completou Feijão.
A largada, no estilo Le Mans, está prevista para as 16 horas deste sábado (22).