Virou rotina em 2016: corrida em Joinville, vitória de Luizinho Brambila. Pela terceira vez no ano, o piloto da TK Racing sobrou na pista da Manchester Catarinense e venceu o 5º GP de Joinville, no último sábado (29).
Diferente das duas provas anteriores, porém, quando venceu de ponta a ponta após largar na pole, nesta Luizinho teve um pouco mais de trabalho, pelo menos nas duas primeiras voltas, para superar Samurai Sam, que largou na frente. Depois que assumiu definitivamente a ponta, entretanto, foi um passeio, terminando 10s à frente do Samu, o 2º colocado.
Na primeira metade da prova, os três primeiros – Luizinho, Samu e Rafael Demmer, nessa ordem – se mantiveram tranquilos em suas posições, enquanto três bons pegas se estabeleceram: Eduardo Johnscher e Rick Bull, pela 4ª colocação; Carlos Feijão, Kléber Borges e Chico Johnscher, pela 6ª; e Marcelo Rosa, Rafael Vianna, Franciel Vivan, Alessandro Trevisan e o estreante Pedro Solheid, pela 9ª.
Esta última proporcionou a melhor disputa nessa parte da prova, com muitos toques e rodadas. Prevaleceu a regularidade de Ale Trevisan, que levou a melhor, terminando em 9º e conquistando o ponto bônus pelo maior ganho de posições em relação à largada. Marcelo Rosa foi o 10º entre os 18 participantes.
Rick Bull levou a melhor sobre Eduardo Johnscher e partiu para cima de Rafael Demmer, assumindo a 3ª colocação, que sustentou com facilidade até o fim. Chico Johnscher também superou Feijão e Kléber e, na metade final, começou a se aproximar de Demmer e Eduardo, que brigavam pelo 4º lugar.
Quando tudo parecia definido, a última volta trouxe os momentos mais emocionantes da prova. Demmer espalhou na entrada do miolo, provocando a rodada de Eduardo. Chico agradeceu e herdou a 4ª posição. Demmer devolveu a posição, Kléber entrou na briga e os três dividiram curva a curva todo o circuito interno. Na saída do miolo, Demmer ficou sem espaço e saiu da pista e Feijão passou os três de uma vez para terminar em 5º, seguido de Eduardo e Kléber. Demmer acabou em 8º.
Com a vitória, Luizinho praticamente assegurou o título do Troféu 82 Design, o segundo turno da Copa RNK. O resultado também definiu a equipe campeã, a TK Racing.