O Troféu 82 Design, 2º turno da Copa RNK 2016, chega ao fim neste sábado, no Kartódromo Internacional Raceland. Com o título por equipes já decidido em favor da TK Racing (Luiz Brambila, Rafael Demmer e Franciel Vivan) e o campeonato de pilotos praticamente assegurado por Luizinho Brambila, o GP Richard Burns vai definir as últimas vagas para a Superfinal, que será realizada no mês de dezembro em Interlagos.
Luiz Brambila, Bruno Vianna, Eduardo Johnscher, Rafael Demmer e Chico Johnscher já garantiram a presença na Superfinal no 1º turno. Além de Luizinho, Demmer e Chico, os três primeiros neste 2º turno, as maiores chances de se juntar aos classificados estão nas mãos de Carlos Feijão e Rafael Vianna, que ocupam atualmente a 4ª e a 5ª colocação.
Seguem na briga Franciel Vivan, Anderson Rocha e Alessandro Trevisan, este com a mesma pontuação de Eduardo Johnscher, já classificado. Além das vagas diretas para os cinco primeiros de cada turno, mais cinco vagas serão ocupadas pelos pilotos que mais pontos tiverem obtido nas duas fases. Como três pilotos, provavelmente, estarão entre os cinco primeiros nos dois turnos, outras três vagas serão abertas, também por critérios técnicos, para completar os 15 que vão a Interlagos.
O GP Richard Burns homenageia o campeão mundial de rally de 2001 pela Subaru. A carreira do piloto britânico terminaria, dois anos depois, precocemente. Quando dirigia para o Rally de Gales, última etapa do Mundial de 2003, sofreu um desmaio que o impediu de terminar o campeonato e voltar a competir. Diagnosticado com um tumor cerebral, faleceu em 25 de novembro de 2005, aos 34 anos.