A decisão do 1º turno da Copa RNK – no próximo dia 10 de junho no Kartódromo de São José dos Pinhais – novamente vai coincidir com o Rally da Sardenha, etapa italiana do WRC. Em 2016 a RNK homenageou o tetracampeão Sébastien Ogier, que até então havia vencido as três últimas edições do famoso rali disputado na ilha mediterrânea.
Mantendo a tradição de denominar as etapas locais com um grande nome do rally, em 2017 o homenageado é o belga Thierry Neuville, justamente o piloto que interrompeu a sequência de Ogier vencendo o Rally da Sardenha do ano passado.
Neuville, que coincidentemente completa 29 anos no dia 16 de junho, é busca, em sua nona temporada no WRC, seu primeiro título mundial. Foi vice em 2013, correndo com Ford Fiesta pela Qatar World Rally Team, e em 2016, com Hyundai i20 pela Hyundai Motorsport. Obteve apenas quatro vitórias no WRC, sendo duas delas neste ano: o Tour de Corse, na França, e o Rally da Argentina. Ocupa atualmente a vice-liderança no mundial de rally.
E enquanto na Europa os pilotos enfrentam as últimas especiais do penúltimo dia do Rally da Sardenha, em São José dos Pinhais as feras da RNK estarão na pista definindo a 1ª fase da Copa, que chega à sua última etapa com três pilotos disputando o título: Andrey Lima (RBR), Luizinho Brambila (TK Racing) e Tido Olmedo (34 Racing). A prova será desenvolvida em três ou quatro baterias, dependendo do número de participantes, e vale, além do título, oito vagas antecipadas para a Superfinal de dezembro, em Interlagos. As inscrições serão abertas nesta quinta-feira (25).