Daniel Silva chegou a Interlagos com 44 pontos de bônus, contra 42 de Andrey Lima. Tido Olmedo, com 36, corria por fora fechando o grupo dos três pilotos que mais chances reuniam de conquistar o título de campeão da VII Copa RNK de rental kart.
A rodada dupla que definiu a temporada foi realizada, como já é tradição, no templo do kartismo nacional, o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, no último sábado, 1º de dezembro. Desta vez, o número de classificados foi ampliado para 25 – os dez primeiros nos dois turnos semestrais e os que mais pontuaram ao longo do ano. Dentre eles, cinco abdicaram de suas vagas: Jackson Gonçalves, Samurai Sam, Nabor Patzsch, Kevin Bettio e Claudia Cardozo.
E pela primeira vez desde que a Copa RNK adotou esse formato, houve “virada” na decisão. Na primeira etapa, a pole e o 2º lugar de Andrey Lima contra o 5º de Daniel Silva, transformaram a vantagem de dois pontos do piloto do 34 Team em desvantagem de cinco. O que se viu depois você confere a seguir.
Por muito pouco, o caos provocado pelas chuvas na véspera não comprometeram a realização da prova. Por conta do tráfego, o ônibus que transportava a delegação da RNK – 21 dos pilotos inscritos e staff –, que deveria chegar ao kartódromo por volta das 15h, atrasou mais de uma hora – o início estava previsto para as 16h30.
Méritos para Marjorie Johnscher e Carlos Feijão, que anteciparam os trâmites burocráticos – inscrições, sorteio dos karts – para que os demais pilotos já encontrassem o circo praticamente armado. Foi o tempo de colocar o macacão, participar de um rápido briefing e ingressar na pista, sem o mínimo tempo para ambientação.
Ao contrário dos anos anteriores, a rodada iniciou com o sentido anti-horário e a tomada de tempos já dava indícios de uma disputa acirradíssima. Apenas 4 milésimo separaram o pole Andrey Lima do seu vizinho de 1ª fila, Eduardo Johnscher, e 14 deste para o 3º, Bruno Rocha. Um décimo atrás, Chico Johnscher fechava a segunda fila, apenas um milésimo à frente do 5º, Anderson Vieira, que tinha a seu lado Daniel Silva, mais um décimo de segundo acima. Pouco mais de meio segundo separava os dez primeiros.
Andrey Lima pulou na frente, enquanto Eduardo e Bruno disputavam a segunda posição. Chico Johnscher demorou a largar, mas se manteve em 4º, enquanto Gilmar Coleta, partindo da 5ª fila, assumiu a 5ª colocação. Na primeira metade da prova, salvo algumas trocas momentâneas, as posições se mantiveram, até que Bruno Rocha acionou inadvertidamente o botão vermelho do volante, que corta a ignição, e ficou alijado da disputa.
Quem roubou a cena, entretanto, foram Luizinho Brambila e Tido Olmedo. Partindo da penúltima fila, Luizinho escalou o pelotão para assumir a liderança e vencer com três segundos de vantagem. Andrey Lima foi o 2º, seguido por Eduardo, Chico Johnscher e Daniel Silva. Gilmar Coleta foi o 6º e Tido, saindo da última fila, foi o 7º, marcando ainda a melhor volta da prova.
Com o grid invertido e os pilotos trocando de kart, Bruno Rocha, que optara por abandonar a prova anterior, largou na ponta e não teve dificuldade para vencer de forma absoluta, abrindo mais de 30 segundos de vantagem sobre o 2º colocado, Anderson Rocha. Apesar da vitória fácil, foi essa a bateria que mais reservou emoções.
Logo na largada, o primeiro BO. Marcelo Saito, que acabara de ter o kart abastecido no grid, estava com o kart desligado quando a bandeira baixou, segurando toda a fila atrás dele. O que se viu em seguida foram alguns pilotos beirando a inconsequência para ganhar ou recuperar posições. Numa delas, Fábio Mathoso e Daniel Silva quase foram às vias de fato após algumas disputas mais ríspidas. Ambos acabaram fora da prova.
Enquanto Bruno Rocha sobrava na frente, Anderson Rocha e Everton Tonel disputaram palmo a palmo a segunda posição durante toda a prova, chegando ao fim nessa ordem. Nos pelotões intermediários, as brigas foram ainda mais intensas, inicialmente entre Carlos Feijão, Kleber Borges, Everson Calaes, Marjorie Johnscher, Nito Ramirez, Marcos Martins, Juliano Cunha e Felipe Carneiro. Na medida em que a prova avançava, pilotos que partiram das últimas filas ou ficaram presos na largada foram subindo e se juntando ao grupo, entre eles Daniel Silva, Mathoso, Marcelo Tirisco, Andrey Lima e Luizinho.
Nas últimas voltas, além do imbróglio envolvendo Daniel, Mathoso e Tirisco, problemas mecânicos fizeram Marjorie e Carneiro abandonar. Andrey Lima ultrapassou Feijão e Kleber na penúltima volta para chegar em 4º. E na última volta Feijão, que apontava em 5º lugar, foi ultrapassado por Everson Calaes, Marcos Martins, Luizinho Brambila, Kleber Borges e Juliano Cunha, estes quatro a poucos metros da linha de chegada. Resultado frustrante para o piloto que tinha o pódio praticamente assegurado.
Somados os pontos das duas etapas da Superfinal e os bônus trazidos dos dois turnos semestrais, Andrey Lima sagrou-se campeão com 85 pontos. Tido Olmedo conquistou o vice-campeonato com 65, e a Daniel Silva restou se contentar com o 3º lugar com 63 pontos. Completam os dez primeiros no campeonato: Eduardo Johnscher (59), Everton Tonel (50), Carlos Feijão (49), Luizinho Brambila (48), Bruno Rocha (47), Eberson Calaes (40) e Chico Johnscher (38).
A premiação da 7ª Copa RNK acontece no sábado 15 de dezembro, a partir das 19 horas, no General Chopp ‘n’ Beer, pub bar parceiro da RNK, onde também serão entregues os troféus referentes ao 2º turno da Copa. Durante a festa de encerramento, também haverá a entrega da tradicional camiseta para os pilotos com mais participações no campeonato e a abertura das inscrições a preço reduzido para a temporada 2019.
Agradecemos aos parceiros Candy Shop, Correta Redações, Acrílico Shalon, Família Scopel, General Chopp ‘n’ Beer, Fast Lap Kart Indoor, WZ Comm, Bacon & Bacon, Fitness Racing e Militec, que estiveram juntos com a RNK ao longo de 2018.