“Órfãos” do Paranaense de Endurance – o campeonato não acontecerá em 2015 devido à indisponibilidade dos karts da Granja Viana, – a RNK optou por preencher a lacuna disputando o 2º Endurance de Matinhos no próximo fim de semana.
A prova será realizada nesta 6ª feira, 24, à noite e terá 3 horas de duração. Apenas oito equipes participarão da corrida, pois trata-se de uma pista curta e os organizadores não liberaram a participação de mais times. “É um circuito que lembra muito as pistas indoor, estreita e bem travada, com poucos pontos de ultrapassagem. Vai ser um desafio para nós, acostumados com kartódromos de verdade”, comentou Chico Johnscher, que aproveitou o feriadão para conhecer a pista. O piloto pouco mais de 20 voltas para reconhecer o traçado e testar uma nova disposição para seus lastros. “Vou ter de correr com 22 quilos de lastro e os karts não dispõem de anilhas, então testei os pesos presos à coluna da direção e ao banco”, explicou – o peso mínimo regulamentar será de 90 kg.
Chiquinho acredita que a corrida será decidida na estratégia, favorecendo quem for mais eficiente nas paradas para troca de piloto. Diferente do que era praxe no Raceland, quando as trocas eram realizadas com tempo mínimo suficiente para uma parada tranquila, em Matinhos o tempo previsto para a volta de pit stop é de um minuto. Como uma volta tem cerca de 35 segundos, serão menos de 30 segundos para cada parada – que inclui sair do kart, entregar o sensor para o piloto substituto, instalar os lastros e voltar à pista.
Cada equipe deve ser integrada por até cinco pilotos. Não há limite mínimo de paradas, mas a capacidade do tanque de gasolina não deve permitir stints de mais de 25 a 30 minutos, o que obrigará cada uma a realizar, no mínimo, cinco paradas.
A RNK ainda não definiu sua estratégia para a corrida, o que vai depender da formação da equipe. Embora, até o momento, apenas Chico Johnscher e Carlos Feijão tenham confirmado a participação, é possível que mais um ou dois pilotos sejam incluídos no time.