Debaixo de chuva, como na edição anterior, dois pilotos dentre os 49 participantes voltaram de Florianópolis rindo à toa: Luizinho Brambila, que venceu suas duas baterias e ganhou o prêmio “Destaque da Rodada” oferecido pela Bacon & Bacon, e Fabio Mathoso, que mesmo sem ter vencido ainda, saiu da Ilha da Magia como novo líder do 2º turno da Copa RNK de rental kart.
A rodada dupla, desenvolvida no simpático Kartódromo dos Ingleses no primeiro dia de setembro, foi marcada por grande equilíbrio e alto nível nas três séries: para quem acompanhou do lado de fora, não estava fácil distinguir que pilotos – série A, B ou C – estavam na pista.
A seriedade e o profissionalismo no comando do kartódromo, sob responsabilidade de Arizoli Pereira Candido Jr., foi consenso entre os pilotos. “Utilizei quatro karts hoje entre treinos e corridas e não vi diferença nenhuma, todos perfeitos”, elogiou Daniel Silva, piloto do 34 Team.
O dia já começou quente na 1ª bateria com a vitória de Luizinho Brambila, “rebaixado” para a série C após os maus resultados na rodada de Registro. E quando parecia que a sorte não lhe sorriria novamente, depois de largada apenas na 3ª fila, o campeão de 2017 partiu para cima dos adversários com a faca nos dentes. Nas primeiras voltas, a luta pela liderança se concentrou entre Gabriel Lellis, Anderson Vieira e Everson Calaes, até que este errou e perdeu contato com os líderes. Luizinho, quando se preparava para dar o bote sobre Lellis, rodou e parecia não ter mais fôlego para se recuperar. A partir daí, contudo, passou a virar entre 1 e 1,5 segundo mais rápido que o líder e não demorou a superá-lo e, ainda, abrir 8 segundos de vantagem até a bandeirada final. Completaram o pódio Gabriel Lellis,Leonardo Castilhos, Anderson Vieira e Everson Calaes.
A segunda bateria – a série B – não foi menos concorrida. Fabio Mathoso partiu na pole e manteve a posição na largada. Ao seu lado, Nito Ramirez, prejudicado pelo peso excessivo, perdeu a posição para Andrey Lima e Chico Johnscher, que duas voltas depois também deixaram Mathoso para trás e passaram a disputar a ponta. Não demorou muito, porém, para Ramirez se recuperar e voltar à briga pela ponta, o que acabou valendo a rodada de Andrey Lima. Nito se consolidou na liderança e, pouco depois, Chico ficou preso atrás de um retardatário e perdeu a 2ª colocação para Fabio Mathoso. A partir daí a disputa mais emocionante ficou entre Chico Johnscher e Andrey Lima, que acabou superando o adversário somente nas últimas curvas. Juliano Cunha, mais de 10 segundos atrás, completou o pódio.
Na série A, a vitória coube a Daniel Silva e acabou sendo a mais tranquila desta etapa, com as maiores disputas se concentrando nos pelotões do meio para trás. Bruno Rocha foi o 2º, Fernando Vieira o 3º, Tido Olmedo o 4º e Carlos Feijão o 5º.
O reagrupamento dos pilotos após a atualização dos pontos no campeonato não tornou a série C mais fraca. A 1ª bateria, aliás, foi muito dura, a ponto de a Direção de Prova adotar mais rigor na aplicação das penalizações, a ponto de três pilotos serem punidos por manobras que expuseram adversários a riscos.
O piloto local Gabriel Lellis, que cruzou a linha de chegada em 2º, colado no vencedor Jackson Gonçalves, foi penalizado em 10 segundos por ter tirado da pista Kevin Bettio quando brigava pela ponta e acabou em 4º na classificação oficial. Adriano Goulart também demonstrou seu desapontamento quanto ao exagero nas disputas por parte do adversário – ambos, Kevin e Adriano, acabaram alijados do pódio. Anderson Vieira foi o 2º, José Lellis o 3º e Claudio Ferreira completou o top 5.
O vencedor da bateria, Jackson Gonçalves, elogiou a pista dos Ingleses e confessou que a chuva foi um desafio a mais. “Me ferrei na primeira, que foi para aprender, mas na segunda fiz tudo certinho e, mesmo com o segundo me dando totozinho, consegui segurar”, afirmou o piloto da equipe Box 45.
Na segunda bateria desta etapa, Luizinho Brambila conquistou sua segunda vitória do dia, agora na série B. A vitória veio depois de intensa batalha contra Andrey Lima, o 2º colocado. Andrey ainda receberia uma punição de 10 segundos por não respeitar o limite da pista na chicane da chegada – critério estabelecido pela Direção de Prova a partir dessa bateria por questões de segurança – e só não perdeu a posição porque Everson Calaes, que cruzou em terceiro, também foi punido pelo mesmo motivo. Assim, Anderson Rocha herdou a 3ª colocação. Alessandro Trevisan foi o 5º.
A série A foi a que reservou as maiores emoções e punições – nada menos que 8 pilotos foram penalizados, incluindo o vencedor: Daniel Silva ganhou, mas não levou. Fabio Mathoso, o pole, e Tido Olmedo, largando por dentro em 3º, pularam na frente, mas logo foram superados por Bruno Rocha, que liderou a primeira metade da prova e entregar a ponta para Nito Ramirez. Na última passagem pela Curva da Coragem, Nito Ramirez rodou na frente de Bruno Rocha, que acabou rodando também, e Daniel Silva assumiu a dianteira para ser o primeiro a receber a bandeira. Na sequência, cruzaram Bruno, Mathoso, Nito e Marcelo Saito. Dos cinco primeiros, porém, somente Bruno Rocha não foi punido e a vitória acabou caindo em seu colo. “Uma corrida bem maluca, com muitas variáveis”, resumiu o vencedor. Daniel Silva, Fabio Mathoso e Nito Ramirez, mesmo com as penalizações, terminaram em 2º, 3º e 4º, enquanto Fernando Vieira herdou o último degrau do pódio de uma das provas mais insanas da história do campeonato.
A Copa RNK tem agora uma pausa de dois meses. A rodada decisiva será no dia 17 de novembro.