O 2º turno da décima edição da Copa RNK chega ao final neste sábado (6), com a realização do GP Alceu Colnaghi e do GP Enzo Scaletti. A rodada dupla que definirá o campeão e os classificados para a Superfinal será realizada no Kartódromo de São José dos Pinhais, atualmente denominado Kart Park. O evento vai homenagear dois personagens que marcaram o automobilismo paranaense: Alceu Colnaghi, que fez história no kart e no rali, e Enzo Scaletti, primeiro campeão paranaense de kart e idealizador do kartódromo que agora abrigará a decisão da RNK.
Berço do kartismo paranaense, São José integrou o calendário da RNK até 2017, quando o desinteresse dos administradores pelo rental kart e o estado de abandono dos equipamentos e instalações afastou pilotos e organizadores de campeonatos. “Para piorar, a gente nunca tinha certeza se a etapa ia acontecer, porque se chovesse, eles não permitiam correr”, recorda Chico Johnscher, piloto e organizador da Copa.
Há um ano sob o comando de Gilberto Camargo Jr. e Daiane Figueiró, o kartódromo vive agora uma nova fase. Os novos administradores reconhecem que o resgate da pista de kart mais antiga em funcionamento no Brasil só foi possível “graças à ajuda de todos os pilotos, locatários, preparadores e frequentadores do espaço”. Segundo Daiane, o rental kart é o caminho para a difusão do kartismo: “Acreditamos que é através da locação de karts, mesmo para quem nunca pilotou antes, que o interesse e a paixão pelo esporte será despertada. Estamos dando ênfase a eventos e atraindo pontualmente equipes que percorrem o Brasil com o mesmo objetivo que o nosso. Estamos trabalhando para transformar o Kart Park na Casa do Kartismo Paranaense e, para isso, investindo em novos equipamentos e dialogando com esferas importantes para resgatar a história e a infraestrutura da pista. Desejamos que a história do local seja valorizada já que o traçado foi berço para grandes nomes do automobilismo, como Emerson Fittipaldi, Dionísio Pastore, Maurício Gugelmin, Augusto Farfus e Júlio Campos.”
O sucesso da empreitada também tem o dedo de um ex-errenekazeiro. Bruno Muxfeldt Rocha trouxe sua experiência no Fast Lap Kart Indoor e hoje é responsável pelo sistema de cronometragem, direção de provas e equalização dos karts de locação. Vice-campeão da Copa RNK 2019 e campeão do 1º turno naquele ano, Bruno aposta que a decisão deste sábado vai depender somente de braço. “Prometo caprichar na equalização”, garantiu ele.
Os três primeiros da tabela estão separados por apenas um ponto; Bruno Tarachuka e Pablo Margeon chegam à decisão empatados na dianteira com 70 pontos, um à mais que Jack Gonçalves, campeão do 1º turno.
Se apenas o imponderável é capaz de tirar o título dessa trinca, a disputa por um troféu – os cinco primeiros do turno são premiados – segue completamente indefinida. Anderson Vieira, com 65 pontos, Eugênio Fabian (63), Chico Johnscher (61), Andrey Lima (61), Eduardo Johnscher (59) e Fábio Mathoso (58) são os que têm mais chances.
A rodada final, no entanto, não vale só o título ou a premiação do turno. Vale, principalmente, a busca por uma das 24 vagas na Superfinal que vai definir o campeão geral da temporada 2021. Esta contará com os dez primeiros colocados de cada turno – já garantiram lugar, no 1º turno, Jackson Gonçalves, Pablo Margeon, Andrey Lima, Fábio Mathoso, Fábio Júnior, Diego Fernandes, Marcos Martins, Marcelo Tirisco, Emygdio Westphalen e André Maschio – e os quatro pilotos que mais pontos obtiverem na soma dos dois turnos, desde que tenham participado de pelos menos seis das doze etapas que compuseram as primeiras fases. São, portanto, 14 vagas em jogo no Kart Park.
Além disso, segue equilibradíssima também a briga pelo título entre as equipes: apenas quatro pontos separam as quatro primeiras colocadas. A liderança é daTartarugators 1, de Anderson Vieira, António Keps e Júnior Cazu, com 123 pontos. A Box45, de Jackson Gonçalves, Fábio Mathoso e Karina Cardozo, vem em 2º com 122. A Johnscher Racing, de Eduardo, Chico e Marjorie Johnscher, é a terceira colocada com 121 pontos, seguida da Covil Racing, de Eugênio Fabian, Emygdio Westphalen e Thiago Vasconcellos, com 119. Koha Racing (Bruno Tarachuka, Bassam Hajar e Marcelo Kogik) e RBR Blue Label (Felipe Mathias, Marcos Martins e Otto Jr.), com 104 pontos, Thunder Racing (André Maschio e Tiago Jordão), com 100, e Alfa MLK (Tido Olmedo, Marcelo Tirisco e Elvira Cilka), com 97, ainda seguem, pelo menos matematicamente, no páreo.
Segundo os organizadores da Copa RNK, cerca de 60 pilotos estarão competindo a partir das 13 horas deste sábado no Kart Park, divididos em quatro séries conforme a classificação atual do campeonato. A 1ª bateria – a série D – deve contar com muitos estreantes, que se juntarão aos pilotos com pontuação mais baixa no 2º turno, enquanto a série A contará com os reais postulantes ao título.
Após o evento, está programado um churrasco de confraternização e a premiação referente ao 2º turno. A Copa RNK conta com o apoio dos parceiros Candy Shop, Correta Redações, Acrílico Shalon, Jeovanne Motors, Dalba Engenharia e, ainda, o Canal RafaBin, que ofertará um brinde ao autor da melhor volta do dia.