O 2º turno da Copa RNK 2018 chegou ao fim no último sábado (17), no kartódromo do Speedway Music Park, em Balneário Camboriú, consagrando Daniel Silva com o título de campeão.
Com uma campanha invejável no semestre, o piloto do 34 Riders Team subiu ao pódio em todas as seis etapas e terminou o campeonato com uma vitória incontestável que lhe garantiu o título. A equipe também conquistou o título feminino com Elvira Cilka e o Super100, para pilotos com mais de 100 quilos, com Nito Ramirez. A rodada teve ainda a primeira vitória de 3 pilotos na Copa RNK: Fábio Mathoso, que chegara a Balneário na ponta da tabela, Anderson Vieira e Everton Tonel – este, somando mais um 2º lugar, e duas poles no dia, foi o piloto destaque da rodada.
Entre as equipes, o título ficou com o Fast Lap Racing Pro, que nesta prova foi composta por Luis Felipe Carneiro, Everson Calaes e Marcos Martins, estes dois substituindo Bruno Rocha e Luizinho Brambila, que se ausentaram.
As duas primeiras baterias foram disputadas no traçado curto convencional (anti-horário), com uma pequena adaptação – um grampo com uma chicane no final da reta que trouxe uma dificuldade a mais aos pilotos.
A primeira bateria – a série B – teve uma disputa intensa pela ponta entre Everton Tonel, Eduardo Johnscher e Anderson Vieira, com Everson Calaes, Claudio Ferreira e Fernando Henrique Gonçalves brigando no segundo pelotão. Marjorie Johnscher veio de trás e na metade da prova já aparecia em 5º e começava a ameaçar Calaes, até que rodou no grampo provocando o primeiro lance polêmico da prova. Fernando Henrique, que vinha logo atrás, para não bater, desviou por fora da chicane e, em vez de retomar a pista no ponto em que escapou, contornou por fora. Mesmo tendo perdido tempo, a manobra lhe custou uma punição de uma volta.
Na última volta, mais um atrito, desta vez entre Vieira e Calaes. Vieira, que havia rodado um pouco antes e perdido a posição para Calaes, exagerou no ímpeto e acabou forçando a ultrapassagem na última curva. Sem qualquer fiscal atento no local, ficou o dito pelo não dito e nenhuma punição foi aplicada, exceto uma admoestação por parte da organização da RNK ao piloto Vieira após a corrida. Os cinco primeiros acabaram cruzando a linha de chegada na ordem em que largaram: Tonel, Eduardo (que marcou a melhor volta da bateria), Vieira, Calaes e Ferreira.
Na série A, Fábio Mathoso venceu com facilidade abrindo mais de 10 segundos para o pelotão que brigava pelo 2º lugar. Depois de intensa disputa, Andrey Lima ganhou a briga contra Tido Olmedo, que fez a volta mais rápida, e Daniel Silva. Nito Ramirez, que havia largado na pole, perdia terreno pouco a pouco e terminaria em 5º.
Uma mudança de ordem na utilização do traçado longo horário por solicitação da FKart, administradora do kartódromo, provocou uma situação curiosa: o 2º GP de Balneário foi realizado depois do 3º, isso porque o leiaute dos troféus contempla o desenho da pista.
Nas primeiras voltas da série B, Otto Jr. – surpreendendo ao largar na pole –, Anderson Vieira e Chico Johnscher travaram uma disputa emocionante pela ponta, com Elvira Cilka, Claudio Ferreira e Everson Calaes acompanhando muito próximos. Anderson Vieira levou a melhor e conquistou sua primeira vitória na RNK, enquanto Chico Johnscher não resistiu aos ataques de Calaes e foi ultrapassado no final. Claudio Ferreira chegaria colado em 5º, mas perderia a posição para Elvira Cilka devido a uma punição de 10 segundos justamente por uma manobra considerada desleal contra a companheira de equipe logo após a largada.
Na série A, Everton Tonel largou na pole e travou uma batalha ferrenha nas primeiras voltas com Andrey Lima e Daniel Silva. Este, depois de muito trabalho, acabou se consolidando na ponta para vencer sem ser ameaçado. Andrey acabou rodando e terminou em 4º, com Carlos Feijão em 3º. Destaque para a corrida de recuperação de Luis Felipe Carneiro. Depois de largar em último, escalou o pelotão e chegou a brigar pelo 3º lugar. Para seu azar, um pneu furado na última volta o tirou da briga, mas ainda assim terminou em 5º.
Uma das brigas mais intensas foi pelo 6º lugar, entre Fábio Mathoso e Eduardo Johnscher, que acabou sendo ultrapassado na última curva.
Jackson Gonçalves, Andrey Lima, Tído Olmedo, Daniel Silva, Kevin Bettio, Nabor Patzsch, Eduardo Johnscher, Samurai Sam, Claudia Cardozo e Bruno Muxfeldt Rocha já haviam garantido a vaga, no 1º turno, para a Superfinal.
O 2º turno definiu mais 7 classificados: Fábio Mathoso, Nito Ramirez, Carlos Feijão, Everton Tonel, Marcelo Saito, Luis Felipe Carneiro e Everson Calaes (Daniel Silva, Andrey Lima e Tido Olmedo, também no Top 10, abriram mais 3 vagas além das 5 previstas pelo índice técnico.
Completam o time que vai a Interlagos no próximo dia 1º de dezembro Anderson Vieira, Chico Johnscher, Marcos Marcelo Martins, Claudio Ferreira, Luizinho Brambila, Elvira Cilka, Anderson Rocha e Alessandro Trevisan.
No dia 15 de dezembro, haverá a tradicional festa de encerramento da temporada, no General Chopp ‘n’ Beer, com a premiação anual e do 2º turno e o lançamento do calendário 2019.