Depois de um evento preliminar realizado no Fast Lap Kart Indoor – o Torneio Start RNK Fast Lap – há cerca de um mês, a VIII Copa RNK de rental kart começa oficialmente neste sábado (23), no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. A prova marca também o início da parceria entre a RNK e a APA – Associação de Pilotos Amadores, que também abrirá sua temporada na mesma data e local.
A programação prevê 8 baterias – 2 da APA e 6 da RNK, intercaladas – com início às 13h. O período da manhã está reservado para treinos. De acordo com os organizadores, pelo menos 90 pilotos são esperados, sendo que 60 já foram confirmados pela RNK, alguns dos quais deverão competir nas duas categorias. A diferença entre ambas está na modalidade: enquanto a Copa RNK utiliza o rental kart, ou kart de locação, os pilotos da APA competem com kart próprio.
Para os pilotos que participarão dos dois campeonatos, um dos maiores desafios é físico, pois participarão de quatro baterias, eventualmente duas seguidas, o que ainda exigirá elevado grau de concentração devido à necessidade de adaptação a equipamentos diferentes.
É o terceiro ano consecutivo que o Kartódromo dos Ingleses sedia a Copa RNK. Nos dois anos anteriores, todas as baterias foram realizadas debaixo de muita chuva. Embora a previsão do tempo indique o contrário, a expectativa dos pilotos é conhecer também a pista no seco. O traçado é considerado um dos mais técnicos do sul do Brasil e a Ingleses Kart, comandada pelo competente Arizoli Pereira Candido, prima pelo bom atendimento, qualidade e equilíbrio dos equipamentos.
A rodada de Ingleses será marcada por alguns fatos curiosos. A APA, pela primeira vez, contará com uma participação feminina: Claudinha Cardozo, que também estará pelo segundo ano na RNK. Ao mesmo tempo que uma pilota estreia, outra fará sua despedida temporária das pistas: Marjorie Johnscher, que em sete anos de RNK só se ausentou de uma prova, acaba de anunciar a vinda de um bebê. Fazendo jus ao nome Rallyzeiros no Kart, a RNK recebe o piloto da APA Mauro Mondin, neto e filho de uma das duplas precursoras do rally brasileiro, Arthur e Arthur Antônio Mondin.
O show, entretanto, não vai se limitar às disputas na pista. Pedro Giulliano, um dos organizadores do APA Challenge, destaca o apelo social que o evento carrega: “Ingleses é um lugar que combina muito com nosso modo de enxergar não só o esporte, mas também o clima útil, fraterno e festivo que o automobilismo pode e deve ter. A região do kartódromo passou por tempos terríveis num passado muito recente, e a APA junto com a RNK tem uma missão difícil, porém necessária, de dizer que tudo é possível quando se parte do princípio de que caridade não é dar o que sobra, mas dividir o que se tem”, declarou o dirigente referindo-se às diversas atividades que envolverão a comunidade do entorno. “É uma honra poder contar com a RNK conosco para poder dizer a todos que tudo aquilo que vemos na TV pode ser nosso também, queremos ver boas corridas, e gente, cada vez mais gente, pois sem pessoas o automobilismo não é possível, nem realizável”, finalizou.
O GP dos Ingleses terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, por intermédio da RA Racing, com apoio de Correta Redações, Candy Shop, Acrílico Shalon, Fast Lap Kart Indoor e CRK.