Institutos de pesquisa divulgam números referentes à corrida pelo título da RNK
25/09/2014
IBGE/IPEA – O Ibope divulgou na tarde de hoje os últimos números referentes às chances dos principais concorrentes ao título da Copa RNK 2014. A pesquisa, encomendada por este Herald, contou com a análise dos matemáticos Oswald de Andrade e Tristão de Athayde. O nível de confiança é de 69%, e a margem de erro, de 45 pontos percentuais para menos ou para mais.
De acordo com o levantamento, Andrey Lima, Eduardo Bettega e Eduardo Johnscher têm, cada um, 50% de chances de conquistar o campeonato. Com a margem de erro, a probabilidade se situa entre 5% e 95%. Os demais candidatos somados não atingem 1%.
Já o DataFodaçe forneceu um dado curioso. Até Marjorie Johnscher, que ocupa a 104ª colocação na disputa, ainda pode alimentar esperanças. Para que seja campeã, basta que os concorrentes que estão à sua frente se inscrevam nas três provas restantes mas não compareçam e que o grid seja composto por Eduardo Vizentin, Francisco Rosa, Gilberto Vianna, Mauricio Gaudêncio, Paula Cordeiro, Alexandre Freudenberg, Andrews Zandavalli e Eduardo Valle. E claro, que ela faça a sua parte vencendo as três corridas. Segundo o DataFodaçe, há 0,00042% de possibilidade de isso ocorrer, número que só supera a probabilidade de Aécio Neves ir ao 2º turno das eleições presidenciais e de o Coritiba não cair para a 2ª divisão.
Marcelo Rosa prometeu processar os institutos de pesquisa que apontaram como menores do que 2% as chances de ele vencer uma corrida antes de 2018.