Jackson Gonçalves é 4 x 4 na RNK 2021

Piloto da Box45 repetiu feito da abertura da temporada a venceu mais duas em Ascurra.

Jackson Gonçalves venceu as quatro etapas da Copa RNK 2021.
31/05/2021 – da Redação, com fotos de Clayton Medeiros

A segunda rodada da X Copa RNK, disputada no Kartódromo de Ascurra no sábado 22/05, teve mais duas vitórias de Jackson Gonçalves, que assim abriu caminho para conquistar o título do 1º Turno do campeonato. Cinquenta e um pilotos participaram das provas, divididos em cinco séries, totalizando dez baterias no circuito Médio Vale catarinense.

3º GP de Ascurra

Bassám Hajar larga na frente. Desta vez, a pole foi na pista.

As disputas começaram pela série E, com vitória de Eugênio Fabian, com Mir Dall’Agnol em 2º, Rodolfo Souza em 3º, Ale Trevisan em 4º e Bassam Hajar completando o pódio em 5º. Este, depois de largar na pole, jogou fora a chance de vitória após rodar e cair para as últimas posições, mas ainda marcou a melhor volta da bateria. Marjorie Johnscher obteve o maior avanço, partindo do 10º lugar no grid para chegar em 6º.

Chico (18), Otto (67) e Tonel (71) dividem a curva na briga pelo 2º lugar.

Na série D, a vitória coube a Anderson Vieira, que largou na pole, marcou a melhor volta e não foi ameaçado, enquanto Everton Tonel, Otto Jr. e Chico Johnscher disputavam acirradamente a 2ª posição. Na metade da prova, Tonel deu uma desgarrada e deixou a briga, que só se definiu na última volta, entre Otto (2º) e Chico (3º). Rodrigo Almeida completou o pódio em 5º, e Anderson Pereira levou o ponto extra do maior avanço saindo de 9º para 7º.

Tirisco (29) tentou de tudo, mas não conseguiu superar Emygdio (87).

A série C teve a primeira – e pra lá de emocionante – vitória de Emygdio Westphalen. O piloto da Covil Racing saiu na pole resistiu à ameaça inicial de Bruno Ferrari, que acabou rodando logo no início, e de Marcelo Tirisco no final. Na abertura da última volta, Tirisco deu o bote e assumiu a dianteira – somente até a curva seguinte, contudo, porque espalhou e levou o troco. Eduardo Johnscher sustentou o 3º lugar por bom tempo, mas perdeu rendimento e foi ultrapassado por André Maschio, terminando em 4º seguido de Elvira Cilka. Tirisco fez a melhor volta, enquanto Maschio e Ricardo Perine levaram o bônus do melhor avanço.

Na briga dos ponteiros, Tido Olmedo (50) levou a melhor contra Felipe Mathias (15) e Leandro Schillo (31).

Na série B, Felipe Mathias surpreendeu, largando na 3ª fila, ao assumir a ponta na curva 1 – Leandro Schillo foi o pole –, mas quem levou a melhor no final foi Tido Olmedo, depois de muita briga com Mathias e Schillo, que terminaram em 2º e 3º respectivamente. A briga dos ponteiros ainda permitiu a aproximação de Júnior Cazu e Adriano Goulart – este foi o detentor da melhor volta –, que com mais algumas voltas talvez entrassem na briga também. A ótima largada rendeu a Felipe Mathias o melhor avanço da bateria.

Para Diego (90) e Andrey (88), restou ver Jack vencer.

Na série A, Jackson Gonçalves partiu na pole e só teve o trabalho de administrar a ponta, enquanto Andrey Lima, Diego Fernandes e Fábio Mathoso travavam o embate pela 2ª posição. Andrey se manteve à frente, mas perdeu o posto para Diego – que ainda marcou a melhor volta e o maior avanço – e Mathoso no final. Ariel Dalprá foi o 5º.

4º GP de Ascurra

Tiago Jordão (26) só controlou a distância para se manter à frente de Anderson Sgorlon (86).

Na segunda prova da rodada dupla, Tiago Jordão marcou a pole, fez a melhor volta e venceu de ponta a ponta a série E, sempre seguido de perto por Anderson Sgorlon, o 2º colocado. Anderson Rocha fez prova solitária em 3º, assim como Thiago Pilkel em 4º. As melhores disputas se deram no bloco intermediário, com Guto Hass alcançando o seu primeiro pódio na RNK, em 5º lugar. O melhor avanço – duas posições – coube a Marjorie Johnscher e João Chevalier.

Bruno Ferrari passeia na grama e perde a chance de melhor resultado.

Na série D, Eugênio Fabian obteve a segunda vitória do dia – esta com bastante folga e direito a pole e melhor volta. António Keps foi o 2º depois de sair em 5º, o que lhe valeu o bônus de maior avanço, e levar a melhor numa das disputas mais equilibradas da rodada contra Mir Dall’Agnol, Bruno Ferrari e Rafa Bin, respectivamente 3º, 4º e 5º.

Mão esquerda de Fabinho (33) em ação para segurar Everton Tonel (71).

Fábio Jr. fez a pole e venceu a dura disputa da série C contra Everton Tonel, que marcou a melhor volta da bateria, sempre ameaçado por Karina Cardozo, que por sua vez se defendeu bem da pressão de Alex Junior, assim como este de Anderson Vieira. Nessa ordem, foi definido o pódio. Chico Johnscher, largando da última fila, realizou o maior avanço.

Matheus Schillo vendeu caro a vitória para Pablo Margeon (de macacão laranja).

A série B foi uma das mais acirradas da rodada. Matheus Schillo e Pablo Margeon largaram na primeira fila e disputaram palmo a palmo a ponta até as últimas voltas, quando Margeon se fixou na liderança e ainda cravou a melhor volta. Eduardo Johnscher e Emygdio Westphalen largaram das últimas filas e escalaram o pelotão até se aproximarem dos líderes, mas a poucas voltas do final, se enroscaram e Eduardo saiu da pista. O lance rendeu uma punição de 10 segundos para o piloto da Covil Racing e ambos ficaram fora do pódio. Marcos Martins, Marcelo Tirisco e Guilherme Medeiros herdaram as posições e Tirisco ainda acabou beneficiado com o maior avanço.

Andrey Lima (88) tentou, mas não conseguiu segurar Jack Gonçalves (82).

Na última bateria – série A – Andrey Lima largou na frente, mas quem venceu, mais uma vez, foi Jackson Gonçalves, que partindo da segunda fila, ainda levou o bônus de maior avanço, assim como Diego Fernandes, o 2º colocado, e Felipe Mathias. Leandro Schillo foi o 4º e marcou a volta mais rápida do dia. Júnior Cazu completou o pódio. 

Campeonato

Com 4 vitórias em 4 provas, Jackson Gonçalves lidera o campeonato com 87 pontos e ainda tem ao seu dispor um invejável N-1 de 26 pontos, o que o coloca como franco favorito ao título do 1º Turno. A vice-liderança também não mudou e continua nas mãos de Diego Fernandes, com 80 pontos. Pablo Margeon é o 3º com 77, seguido de Fábio Jr. (75), Matheus Schillo (74), Andrey Lima (73), Marcos Martins, Anderson Vieira e Gilmar Coleta (68). Leandro Schillo e Fábio Mathoso dividem a 10ª posição com 67 pontos.

Entre as equipes, a liderança permanece com a RBR Green Label (Andrey Lima, Diego Fernandes e Fábio Jr.), com 156 pontos. A Box45 (Jackson Gonçalves, Karina Cardozo e Fábio Mathoso) mantém o 2º posto com 154 e a Schillos Racing (Matheus e Leandro Schillo) assumiu a 3ª posição com 141.


Última volta

O Kartódromo de Ascurra alia um traçado altamente seletivo à bela paisagem do Médio Vale do Itajaí. A atenção dispensada pelos irmãos Parno – gestores do local – é digna de elogios, sendo uma maior disponibilidade de karts em pista a única reivindicação dos pilotos da RNK.

A RNK inovou transferindo o pódio para a pista na volta de retorno aos boxes. Os pilotos receberam seus troféus nos próprios karts, dispostos diante de totens, produzidos pela Display Brasil, semelhantes aos utilizados na F1. O procedimento agilizou o processo e auxiliou a concluir o evento antes do horário previsto.

Atrasado para a 1ª bateria do dia, João Chevalier chegou ao kartódromo quando os karts já estavam alinhados no grid. Auxiliado pelos organizadores, o piloto foi direto para a pista ainda fechando o macacão e partiu sem sequer conhecer o traçado, largando na última posição.

Menos sorte teve Anderson Rocha. Com dois pneus furados – sim, em 2021, pneus ainda furam e automóveis só têm um estepe – na viagem para Ascurra, o piloto teve de aguardar um guincho e não chegou a tempo de largar na primeira prova.   

Respectivamente com uma das mãos fraturadas e recuperando-se de uma cirurgia no tornozelo, Fábio Jr. venceu uma e Eugênio Fabian duas baterias no GP de Ascurra.

Ao vencer pela primeira vez na RNK depois de 51 corridas, Emygdio Westphalen superou o “recordista” anterior, Anderson Rocha, que detinha a marca desde o GP de Guarapuava em 2019.

Na última bateria, Leandro Schillo registrou a volta mais rápida do dia (57,79s) e foi contemplado com um abridor de garrafas de parede da Decora Light, reproduzindo o traçado do autódromo de Interlagos.

A Copa RNK e seus parceiros Candy Shop, Correta Redações, Canal RafaBin, Acrílico Shalon e Display Brasil voltam à pista para a decisão do 1º Turno no próximo dia 19 de junho, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.