Dilúvio. Quando os pilotos se preparavam para entrar na pista, o céu desabou sobre o Raceland. Padilha, diretor de prova, aguardou alguns minutos, verificou as condições do circuito e – sob protesto de um ou dois pilotos que pediam o cancelamento da prova – deu o OK. Sem a 2ª perna do miolo e a chicane dos boxes, foi dada a largada do GP Farroupilha, 9ª etapa da Copa RNK, e quem se deu bem foi Eduardo Johnscher. O piloto da Johnscher Racing conquistou sua sexta vitória na RNK, a quarta na chuva.
Na largada, depois de desfeito o bolo na saída do miolo, quem surgia na frente era Rafael Vianna, seguido de Carlos Feijão e Menyr Zaitter. Ao final da primeira volta, Eduardo Johnscher e Fabio Knabben, que largaram nas últimas filas, já entravam na briga.
No início da segunda volta, Marcelo Rosa protagonizou o acidente mais espetacular da temporada. Numa manobra inconsequente, o piloto da Designers Racing tentou ultrapassar diversos concorrentes por dentro no final da reta dos boxes. Com a pista encharcada, seu kart aquaplanou e levou com ele quem estava por perto, entre eles Andrey Lima, José Revoredo e Rodolpho Bettega. Louve-se a corrida de recuperação de Marcelo Rosa, que voltou à pista em último e terminou em 4º, e de Andrey Lima, 3º.
Enquanto isso, lá na frente, Feijão assumia a liderança, com Eduardo Johnscher em 2º e Knabben em 3º aproveitando-se de uma desgarrada de Vianna e da perda de consistência de Zaitter. A disputa entre os três foi intensa até que Feijão errou e caiu para 3º. A partir daí, coube a Eduardo Johnscher apenas administrar a vantagem e guiar com segurança para não cometer erros. Quase no final, Knabben rodou e caiu para 5º. “Após fazer uma largada excepcional, e uma corrida excelente sem erros ate o final, um buraco localizado no inicio da zebra da última curva fez com que meu kart pulasse e apagou o motor. Sem tração, a rodada foi incorrigível, me custando a 2ª posição e uma aproximação dos líderes do campeonato”, desabafou o piloto da Designers Racing.
A 2ª colocação acabou nas mãos de Feijão, que obteve, nessas condições adversas, seu melhor resultado na RNK – o piloto da SNA ainda fez a volta mais rápida da prova.
A maior surpresa coube a dois dos favoritos – Chico Johnscher e Eduardo Bettega – que amargaram resultados pífios (12º e 13º). Ambos enfrentaram problemas com o equipamento, que literalmente afogou, e perderam quase duas voltas parados na pista e tiveram de trocar de kart.
Com o resultado, Andrey Lima recuperou a liderança do campeonato com 105 pontos. Eduardo Bettega e Eduardo Johnscher vêm a seguir com 104, com Bettega à frente por ter uma pole position. Fabio Knabben é o 4º com 95 e Chico Johnscher, em 5º com 92, praticamente disse adeus ao tricampeonato.
A próxima etapa da RNK será disputada na cidade de Registro, interior do estado de São Paulo, no dia 11 de outubro.