É comum depois das provas e competições de kart o surgimento de alguns desconfortos e dores nos braços, pernas e costas. Para se livrar destes incômodos, existem técnicas que servem tanto para relaxar e aliviar a tensão, quanto para tratar o problema. Entre as alternativas, uma das mais práticas é a auto-massagem, pois pode ser feita em qualquer lugar e pelo próprio piloto. Com movimentos de pressão e deslizamento, feitos com as mãos e pontas dos dedos, é possível minimizar a tensão nos locais que mais incomodam após a atividade. Porém, para fazer sozinho, é preciso apenas ter uma certa flexibilidade para alcançar, sem maiores esforços, as áreas afetadas. Senão, não hesite em pedir a ajuda de outra pessoa.
O piloto ainda pode optar pela massagem desportiva, que ajuda tanto na preparação quanto na recuperação da musculatura. A massagem é profunda e trabalha com movimentos precisos nos locais específicos do corpo. Além de melhorar a circulação, ela também ajuda na eliminação dos ácidos láticos que geram cãimbras. Para esta opção, o ideal é buscar alguma clínica que ofereça o serviço.
Outra opção é utilizar uma bolsa térmica ou um saco com gelo picado, tomando cuidado com o contato direto do gelo com a pele.