Depois do segundo lugar nos 200 km de Registro no mês passado – a equipe só não venceu por causa de uma injusta punição de 10 segundos no final da prova –, o RNK Endurance Team vai a Matinhos participar, neste sábado, da terceira edição do endurance do litoral do Paraná. A equipe será integrada por Carlos Feijão, Phellip Carvalho, Chico e Marjorie Johnscher, Zé Claudio Revoredo e Menyr Zaitter. Somente os três primeiros participaram da prova anterior no kartódromo 34 Kart Indoor e conhecem o traçado.
É um circuito curto e travado que, apesar de aberto, lembra muito as pistas indoor, com poucos pontos de ultrapassagem. Curiosamente, a corrida favorece os “gordinhos”. Chico Johnscher explica: “O peso mínimo é 85 quilos e o lastro não pode ser colocado no kart. Eu, a Marjorie e o Phellip, por exemplos, teremos de carregar 20 quilos no corpo”.
Outra dificuldade está na estratégia. Não há número mínimo de paradas, mas as voltas “lentas” deverão ser, obrigatoriamente, de pelo menos um minuto. Isso significa que as trocas de kart e piloto terão de ser feitas em menos de 30 segundos. “É muito pouco tempo para trocar de kart, entregar o sensor para o piloto seguinte e colocar os lastros”, avalia Feijão, considerando ainda que é proibida qualquer ajuda de outros elementos da equipe.
Segundo os organizadores, um tanque de gasolina tem autonomia para cerca de 25 minutos, o que exigirá em torno de nove paradas nos boxes. A prova terá quatro horas de duração, e a última será disputada no sentido inverso. Mais uma novidade e dificuldade para os pilotos.
A RNK participará com dois times.